quinta-feira, 24 de abril de 2014

Agendas emergentes no ensino de Relações Internacionais no Brasil - 3° dia

A mesa “Agendas emergentes no ensino de Relações Internacionais no Brasil” contou com a presença do Prof. Dr. Marcos Cepik, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Profa. Dra. Maria Helena de Castro Santos, da Universidade de Brasília, do Prof. Dr. Paulo Esteves, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e do Prof. Dr. Eugênio Diniz, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

O Prof. Dr. Cepik iniciou o debate, trazendo à tona críticas ao “modelo tradicional” do curso e ressaltando, assim como seus colegas de mesa também o fizeram posteriormente, a urgência de novos temas, como estudos de área sobre a África, Ásia e América Latina. Para ele, o principal desafio atual é reduzir os custos transacionais dos programas de pesquisas, aumentar suas sinergias e reforçar os currículos e a multidisciplinaridade na pesquisa.

Em seguida, a Profa. Dra. Maria Helena expressou seu regozijo em fazer parte do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília e agradeceu aos alunos e demais membros por criarem um ambiente de convívio agradável. Para ela, o grande tema emergente na agenda de Relações Internacionais é a exportação da democracia, especialmente pelos Estados Unidos, após o fim da Guerra Fria.

O Prof. Dr. Paulo Esteves, por sua vez, apresentou dois problemas centrais na agenda corrente: o da articulação entre teoria e análise, em primeiro lugar, e o da relação entre análise e as decisões tomadas na “vida real”, em segundo lugar.
     

Por último, o Prof. Dr. Eugênio Diniz destacou para a agenda o assunto das políticas de defesa, por meio
das quais é possível esboçar uma melhor análise, presente e futura, do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário